Imagem de Capa

Imagem de Capa
Livro "Reflexões Sobre a Música Gospel Brasileira: Um Olhar Crítico", de José Ruy P. de Castro

Quem sou eu

Minha foto
José Ruy Pimentel de Castro, ou Zé Ruy, é vice-presidente do Instituto Política Global, professor, músico, cantor, compositor e poeta. É bacharel em Relações Internacionais pela UVV, licenciado pleno em Letras-Inglês pela UFES e mestrando em Relações Internacionais pela UNLP (Universidad Nacional de La Plata/Argentina). Autor do livro de poesias "Tricotomo", pela CBJE, e do livro "Reflexões Sobre a Música Gospel Brasileira: Um Olhar Crítico", pela Oxigênio Books em parceria com a Arte Editorial. Seu nome artístico em suas obras musicais é Zé Ruy e sua última obra foi lançada em 2008 intitulada "Será Que Existe Alguém Pra Nos Salvar?". O artista faz parte do cast da gravadora Oxigênio Records.

quarta-feira, 7 de abril de 2010

O EVANGELHO APOSTILADO

- Sobre o evangelho capenga das canções -

Muitas são as pessoas que hoje se utilizam do nosso púlpito, com títulos ou não, para trazer uma mensagem medíocre, difusa e de pouco impacto sobre a igreja. Como seria útil que se utilizasse no meio evangélico mais recursos a fim de que por parte dos pregadores se obtivesse mais estratégias de modo a se alcançar de maneira mais eficaz o auditório! Falo aqui em específico de recursos literários e de um maior conhecimento de grandes autores do cristianismo; não que não se esteja utilizando bons autores para tal, mas que vários autores que poderiam contribuir bastante são deixados de lado ou esquecidos.

 

Quero aqui mencionar palavras de um autor esquecido no meio cristão e, em especial, no segmento evangélico, a respeito da pregação e de como deve ser feita: “Usa-se hoje o modo que chamam de apostilar o Evangelho, em que tomam muitas matérias, levantam muitos assuntos, e quem levanta muita caça e não segue nenhuma, não é muito que se recolha com as mãos vazias”. Padre Antônio Vieira, que viveu no século XV, quer dizer com a frase acima que o pregador que aborde muitos assuntos em seu sermão torna sua mensagem tão difusa que pouca diferença fará na vida do ouvinte, ou melhor, usando a própria alegoria da caça, proposta por Vieira, aquele que tenta caçar demasiados animais pode acabar por retornar para seu lar de mãos abanando.

 

Como essa frase continua atual! Quantas são as igrejas que recebem mensagens típicas do evangelho apostilado a toda hora. O pregador muitas vezes não segue uma linha específica de raciocínio, deixando-se guiar pelo devaneio da mente na ocasião da mensagem. Ou vai dizer, querido leitor, que nunca se ouviu nas nossas igrejas que a mensagem que se ia pregar foi substituída divinamente por outra que não havia sido preparada? Não estou aqui negando a atuação de Deus nesse sentido, mas estou afirmando que em muitas ocasiões tal argumento é utilizado como desculpa para a falta de preparo.

 

Esclareça-nos, pois, Vieira, a esse respeito: “O sermão há de ter um assunto e uma só matéria. Por isso Cristo disse que o lavrador do Evangelho [...] semeou uma semente só, e não muitas, porque o sermão há de ter uma só matéria, e não muitas matérias. Se o lavrador semeara primeiro o trigo, e sobre o trigo semeara centeio, e sobre o centeio semeara milho grosso e miúdo, e sobre o milho semeara cevada, que havia de nascer? Uma mata brava, uma confusão verde. Eis aqui o que acontece aos sermões deste gênero. Como semeia misturas, mal pode colher trigo”.

 

Que as palavras do Padre Antônio Vieira venham demonstrar o quanto é necessário melhorarmos como pregadores e o quanto pode ser descoberto a esse respeito nos sermões deste autor. Fica aqui uma sugestão para todos os pregadores e os cristãos em geral que queiram ser engrandecidos pelos escritos de um autor que não merece ocupar o lugar estático que lhe é reservado pela literatura no século XV, mas que, pela atualidade de seu pensamento, deve ser resgatado e utilizado pelos cristãos ainda hoje.

 

* Referência: VIEIRA, Padre Antônio. Sermões Escolhidos. São Paulo: Martin Claret, 2006.

 

José Ruy P. de Castro (ou Zé Ruy)

Um comentário:

  1. Ola Jose Ruy!

    Graça e Paz!

    Vim conhecer seu espaço digital. Bom posts! A internet é um espaço precioso onde podemos falar de Jesus e discutir diferentes pontos de vista!

    Aproveitando, faço uma apresentação do meu blog:

    Genizah é um blog cristão diferente. Hilário e divertido, mas que não dispensa a seriedade na defesa do Evangelho. Uma mistura bem balanceada de humor, denuncia e artigos devocionais. No Genizah, você fica sabendo da última novidade do absurdário "gospel", mas também não falta material para inspiração e ótimas mensagens dos melhores pregadores. Genizah é um blog não denominacional apologético, com um time é formado por escritores, pastores, humoristas e chargistas cristãos.

    Aguardo sua visita. Vamos nos seguir!

    Abraços em Cristo e Paz!

    Danilo Fernandes

    http://www.genizahvirtual.com/

    ResponderExcluir